TRANSTORNO
DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH)
O TDAH é um transtorno no desenvolvimento do
autocontrole, marcado por déficits referentes aos períodos de atenção, ao
manejo dos impulsos e ao nível de atividade. A patologia é essencialmente
caracterizada pela dificuldade de manter atenção, pela agitação e inquietude, o
que muitas vezes pode configurar em hiperatividade e impulsividade. Esses
sintomas seguem um padrão persistente e são mais frequentes e severos do que
manifestações similares presentes em crianças da mesma idade e nível de
desenvolvimento, tendo em vista ser bastante comum as crianças apresentarem um
comportamento mais ativo, desatento e impulsivo que os adultos. As crianças com
TDAH são comumente descritas como desligadas, aborrecidas e desmotivadas frente
às tarefas, sem força de vontade, bagunceiras e desorganizadas. São crianças
agitadas, como se estivessem a “mil por hora” ou “com bicho carpinteiro”, são
barulhentas e tendem a fazer coisas fora de hora. Além dessas características,
é comum que crianças com TDAH apresentem outros sintomas, como baixa tolerância
à frustração, troca contínua de atividades, dificuldade de organização e
presença de sonhos diurnos. A essa patologia podem estar relacionados os
fracassos escolares, as dificuldades emocionais e dificuldades de relacionamento
em crianças e adolescentes. O TDAH é o transtorno mais comum em crianças e
adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3% a 5%
das crianças. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na
vida adulta, embora os sintomas de agitação sejam mais brandos.
Desatenção
A desatenção e a distratibilidade geram uma espécie
de “sonhar acordado” e a dificuldade de permanecer focado em uma única tarefa
por um período de tempo mais prolongado. Como a atenção oscila de um estímulo
para outro, impossibilitando o foco concentrado em apenas uma tarefa, essas crianças
e adolescentes costumam gerar em pais e professores a impressão de que não
estão ouvindo. A desatenção pode se
manifestar nas relações humanas por frequentes mudanças de assunto, por falta
de atenção àquilo que é dito e a detalhes ou regras quando participam de jogos
ou outras atividades.
Hiperatividade
Hiperatividade pode ser entendida como inquietação
motora e agressiva, não apenas leves espasmos, passando a sensação de que as
crianças estão “ligadas na tomada”, por estarem quase que constantemente em
atividade. Ela é caracterizada por inquietação ou dificuldade de manter-se
quieto na carteira escolar, por não permanecer sentado quando era esperada tal
conduta, por correr, escalar ou mostrar conduta motora inadequada em situações
inapropriadas, por apresentar dificuldade em brincar ou realizar atividades de
lazer em silêncio ou por falar excessivamente. A hiperatividade não é constante
nas crianças portadoras do TDAH, pois, algumas vezes, elas podem ficar quietas
em situações novas, fascinantes, um pouco assustadoras ou quando estão a sós
com alguém.
Impulsividade
A impulsividade é um fator importante no panorama
do TDAH, pois pode causar desde um prejuízo significativo na interação social
da criança a ações que promovam um risco físico real. A impulsividade na
criança com TDAH é caracterizada pela ação sem o controle racional, ou seja, a
criança faz o que quer, o que lhe vem à cabeça, sem medir ou se preocupar com
as consequências. Dessa forma, elas podem se envolver em brincadeiras
perigosas, se ferirem, ou agredirem outras crianças quando frustradas, para
atingirem aquele desejo que lhes veio à mente. Os portadores do TDAH apresentam
dificuldades consideráveis em conter suas respostas frente a uma situação e
pensarem antes de agir, pois realizam atos que dificilmente fariam se
refletissem antes. Acabam, dessa forma, verbalizando coisas de forma impulsiva,
muitas vezes carregadas de uma carga emocional muito forte, apresentando um
comportamento rude e insensível. Tendem a agir com rapidez quando uma ideia
lhes vem à mente, sem levar em conta se estão no meio de uma outra tarefa ou em
um ambiente inadequado. Essas características repercutem negativamente tanto no
meio social como no da aprendizagem. Na sala de aula, as crianças com TDAH
costumam interromper a aula, fazer comentários sem pensar e sem autorização,
responder a perguntas antes que sejam terminadas, iniciar tarefas ou testes sem
ler as instruções por completo ou com cuidado e mostrar dificuldade em aguardar
a sua vez.
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