❖ Todo filho é único e especial e não deve ser comparado com outros.
❖ Você ama o seu filho pelo que ele é; assim, a demonstração de amor deve ser independente do comportamento da criança. Portanto, não é necessário esperar que ela se comporte bem para demonstrar o seu amor.
❖ Procure demonstrar o seu amor com gestos de afeto, com expressões faciais positivas, com contato físico, palavras significativas, qualidade de tempo, presentinhos especiais como
cartões carinhosos, montagem de fotos, livro de memórias, gestos surpreendentes: construa uma cabana com cobertores, deixe-os brincar na chuva, escreva bilhetes e coloque na sua lancheira, coloque seus desenhos em lugar de destaque da casa, tire muitas
fotos, tenha momentos exclusivos de vocês.
❖ Participe sempre de ocasiões especiais, como festas na escola, apresentações.
❖ Cada filho é um presente, celebre a vida do seu filho. Aniversários não precisam ser festas esplêndidas, mas devem ser muito comemorados e ter o significado de mostrar como a família está feliz pelo nascimento daquela criança.
❖ Não rotule a criança, “você é tão desastrado” , “você é muito egoísta”, mas fale do comportamento dela.
❖ Ensine responsabilidade e compaixão aos seus filhos com oportunidades em que podem ajudar os outros.
❖ Ame seu filho pelo que ele é e não pelo que ele faz. Não se deve falar - nunca mesmo! - “eu gosto de você quando você tiras notas altas” (ou qualquer outro bom comportamento), mas sim “eu gosto quando você tira notas altas” .
Fonte: Eduque com Carinho - Lídia Weber
Nenhum comentário:
Postar um comentário