sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O BRINCAR em Terapia Infantil!


As estratégias lúdicas são necessárias para criar as condições de ocorrência e observação das consequências de comportamentos-problema na sessão terapêutica. A criança, em geral, não apresenta um repertório bem elaborado de descrição e análise das ocorrências de sua vida que as possibilite de FALAR sobre o que lhe incomoda, desta forma, a situação de brincadeira permite ao terapeuta entrar em contato com os problemas da criança. Além disso, alguns autores apontam os benefícios da utilização dessas estratégias na terapia infantil, como por exemplo:

* É um meio de se estabelecer vínculo entre a criança e o terapeuta, fundamental para o bom andamento da terapia; 

* Visam alterações comportamentais previamente planejadas, como: aprender determinados comportamentos ausentes em seu repertório, aumentando a freqüência das interações positivas e diminuindo as negativas; ensinar a criança a seguir instruções; tolerar frustrações; controlar impulsividade; manter um comportamento organizado; desenvolver valores como honestidade, confiança, comportamento pró-social; desenvolver a comunicação, emissão de comportamentos criativos e de leitura, soluções originais de problemas e visão crítica da realidade;

* A criança é levada a relatar sobre seus próprios padrões comportamentais e de seus familiares sem desaprovação ou crítica, facilitando a aquisição de padrões comportamentais mais adaptativos e o desenvolvimento do autoconhecimento. 

Fonte: Terapia infantil e treino de pais em um caso de agressividade. Lorena Archanjo de Souza Emidio. Michela Rodrigues Ribeiro. Ana Karina C. R. de-Farias.

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