Idade: a partir dos
8 anos
Número de participantes: 2 ou mais
Como brincar: Defina com seu grupo quais categorias estarão no jogo - nome, animal,
marca, fruta, flor e CEP (cidade, estado ou país), por exemplo. Cada jogador,
então, coloca em sua folha as categorias em colunas. O próximo passo é definir qual letra
será usada na rodada: pode ser com os dedos ou com o "stop!" (um
jogador fala a letra A em voz alta e depois passa a contar o alfabeto
mentalmente; outro diz "stop!", escolhendo a letra).
Os jogadores, então, devem completar as categorias com palavras que
iniciem com a letra escolhida. Quem terminar primeiro grita "stop!",
e todos os jogadores devem parar de escrever imediatamente.
O próximo passo é contabilizar os pontos: para pessoas que escreveram a
mesma palavra numa categoria, 5 pontos; para palavras diferentes, 10 pontos; e
no caso do jogador ter sido o único a ter completado aquela categoria, 15
pontos.
O que desenvolve: "É um jogo muito divertido, que promove a
interação e exige concentração e raciocínio rápido, além de conhecimentos de
diversas áreas".
Um toque a mais: Para deixar a brincadeira ainda mais
divertida, que tal criar categorias malucas? Dá pra inventar frases para serem
completadas (como "minha sogra é "), ou remeter às lembranças
do seu grupo (como "o que aconteceu naquela viagem..."). Livros,
atores, filmes, cores, objeto, comida e personagens de desenho animado também
podem ser categorias.
2. DETETIVE
Idade: a partir dos 08 anos
Número de participantes: 5 ou mais
Como brincar: Em pequenos papéis, escreva os
nomes personagens envolvidos: um detetive, um assassino, e quantas vítimas
forem os participantes extras. Dobre-os e sorteie entre os jogadores. Todos devem ficar em um círculo, para
que possam se olhar. O assassino deve matar as vítimas por meio de uma piscada
de olho. A vítima, por sua vez, deve dizer "morri!". Enquanto isso, o
detetive deve tentar descobrir quem é o assassino, apontar para o jogador e
dizer "preso em nome da lei!".
A jogada acaba quando o assassino conseguir matar todas as vítimas ou quando o
detetive o prende. Aí, é só fazer outro sorteio!
O que desenvolve: Para a brincadeira funcionar, é preciso ter maturidade para
respeitar as regras. Além disso, a brincadeira desenvolve bastante as
habilidades de observação e concentração.
Um toque a mais: É possível incrementar a brincadeira com novos personagens! O
"beijoqueiro", por exemplo, pode ressucitar uma vítima mandando um
beijinho discreto. Também é possível jogar com uma dupla de
"namorados" (quando um morre, o outro morre também). Que outros personagens
mais é possível criar?
3. RÓTULO
Idade: a partir de 8 anos
Número de participantes: 5 ou mais
Como brincar: Escreva em pequenos papéis diferentes "rótulos":
"sou triste", "sou engraçado", "sou bravo". Cada
jogador deve pegar um papel e grudá-lo na testa, sem olhar. Então, todos
levantam e começam a circular. Cada jogador deve interagir com o outro de
acordo com o que está na testa do outro. Da mesma forma, deve tentar descobrir
o que está na sua testa por meio da reação dos outros.
O que desenvolve: É uma brincadeira interessante para desconstruir estereótipo. As
habilidades de dramatização e adivinhação também são trabalhadas.
Um toque a mais: A brincadeira é uma boa oportunidade para falar sobre posturas
sociais. Converse, após a brincadeira, sobre como as crianças se sentiram ao
serem "rotuladas". Será que fazemos isso no nosso dia a dia também?
4. FORCA
Idade: a partir de 6 anos
Número de participantes: 2 ou mais
Como brincar: Para começar, um dos jogadores escolhe uma palavra e desenha no
papel um risquinho para cada letra. O objetivo do outro jogador é adivinhar
essa palavra, falando, a cada rodada, uma letra do alfabeto. Mas a cada vez que
ele errar, seu bonequinho na forca vai ganhando um novo membro (cabeça,
corpo, duas pernas, dois braços). Se o bonequinho for completado, o jogador
perde!
O que desenvolve: Além de exigir vocabulário e trabalhar a concentração, essa
brincadeira faz com que a criança estabeleça uma relação biunívoca entre as
letras restantes e as possíveis respostas. Um ótimo exercício de raciocínio.
Um toque a mais: Com o tempo, é possível brincar com palavras maiores (e, caso, for necessário, dar mais chances ao jogador que vai adivinhar). E que tal usar as palavras que você aprendeu no jogo do Dicionário para brincar de Forca?
Um toque a mais: Com o tempo, é possível brincar com palavras maiores (e, caso, for necessário, dar mais chances ao jogador que vai adivinhar). E que tal usar as palavras que você aprendeu no jogo do Dicionário para brincar de Forca?
5. CONTINUE O DESENHO
Idade: A partir de 3 anos
Número de participantes: 3 ou mais
Como brincar: Sentados em roda, os jogadores devem produzir, ao final da rodada,
um desenho coletivo. Para isso, o primeiro participante faz um traço na folha,
e a passa para o lado. A pessoa seguinte deve fazer mais um traço, e assim
sucessivamente.
O que desenvolve: A ideia da criação coletiva traz muitos aprendizados para a
criança. Essa brincadeira associa a imaginação e a criatividade com o espírito
de parceria.
Um toque a mais: Que tal incrementar a brincadeira com diferentes materiais? Lápis
de cor, giz de cera, tintas e colagens de revistas podem deixar o desenho ainda
mais interessante. Mas atenção: quanto mais elementos, mais difícil é a
interação para que o desenho fique coerente!
6. ANAGRAMAS
Idade: a partir de 7 anos
Número de participantes: 2 ou mais
Como brincar: Um dos jogadores deve escolher uma palavra e escrever em uma folha
de papel. Com as letras dessa palavra, os demais jogadores devem tentar formar
o maior número de palavras novas (que são anagramas da palavra inicial).
O que desenvolve: É interessante perceber alguns mecanismos da língua portuguesa
nessa brincadeira. Também é interessante para desenvolver vocabulário e raciocínio.
Um toque a mais: Quando há bastantes participantes, é possível brincar de anagrama
vivo! Cole cada letra da palavra na barriga dos jogadores. Agora, eles devem se
movimentar para tentar formar as novas palavras! Outra dica: quando os jogadores
ainda estão no processo de alfabetização, também é possível brincar com
sílabas, ao invés de letras.
7. CELEBRIDADES
Idade: a partir de 6 anos
Número de participantes: 2 ou mais
Como brincar: Cada participante deve escrever, em um pedacinho de papel, o nome
de uma celebridade. Pode estar viva ou morta, ser personagem ou real. Em
seguida, os jogadores passam o papelzinho para a direita e colam o que
receberam na testa, sem olhar.
Seguindo a ordem da roda, todos devem fazer perguntas a
respeito da celebridade que está na própria testa, a fim de descobri-la. Os
demais jogadores devem responder em uníssono, mas apenas "sim" ou
"não". Quando todos os participantes descobrirem as sua celebridades,
começa uma nova rodada!
O que desenvolve: A brincadeira das celebridades é uma ótima maneira de testar seus
conhecimentos gerais. Além disso, desenvolve raciocínio e memória.
Um toque a mais: "Para crianças que ainda estão em fase de alfabetização, é
possível fazer a brincadeira com desenhos no lugar de palavras", dá a dica
a professora Maria Ângela Barbato, da Faculdade de Educação da PUC. Objetos,
formas geométricas, classes gramaticais, filmes... é possível fazer essa
brincadeira com várias categorias!
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