Dormir é uma necessidade humana básica e está intimamente relacionada com a saúde mental e o bem-estar dos indivíduos. Dificuldades de sono podem ter consequências futuras e serem sinalizadores de outros problemas. Durante o sono o padrão de funcionamento cerebral é alterado e este período tem papel central nas funções de aprendizagem, crescimento e regulação do estado do humor. A alteração em padrões de sono é um sintoma típico em alguns transtornos mentais, principalmente dos transtornos de humor. Além disso, a baixa qualidade ou a privação do sono em adultos pode reduzir o desempenho cognitivo, aumentar níveis de estresse e desencadear episódios de humor.
A necessidade e padrões de sono variam ao longo da vida. Recém-nascidos
(dormem 16 horas por dia, ciclo circadiano desorganizado); quarto e sexto meses
de vida (ciclos do sono se desenvolvem completamente); oitavo mês (bebês passam
a acordar menos durante a noite). A quantidade de horas dormidas por dia tende
a diminuir ao longo da vida.
Práticas prejudiciais: “choro controlado”,
deixar a criança chorando por períodos cada vez maiores até ela aprender a
dormir sozinha – este comportamento ignora necessidades emocionais básicas da
criança e pode prejudicar seriamente sua capacidade de apego com os cuidadores;
Forçar o recém-nascido a ficar acordado durante o dia para ver se dorme melhor
a noite também é prejudicial – os bebês não tem ciclo circadiano construído,
precisam de mais horas por dia de sono e a privação de sono neste estágio está
relacionada com sérios problemas de comportamento e diminuição de massa
cerebral.
Possíveis Intervenções com Recém-Nascidos: (a) criar uma
rotina fixa de procedimentos para o momento de colocar a criança para dormir;
(b) acentuar a diferença entre o dia e a noite por meio de pistas
comportamentais (ex.: atividades menos estimulantes à noite); (c) alimentar a
criança antes de colocá-la para dormir; (d) evitar embalar ou dar colo para
criança até que ela durma; (e) caso a criança acorde durante a noite, tentar
diferentes estratégias antes de alimentá-la (ex.: fazer carinho, trocar a
fralda).
Possíveis Intervenções com crianças de 1 a 6 anos: (a)
estabelecer uma rotina que inicie de 30 a 60 minutos antes do horário de
dormir; (b) tomar banho morno antes de deitar; (c) ler histórias e conversar
sobre possíveis medos (escuro); (d) manter temperatura adequada (24 graus),
baixa luminosidade, pouco barulho e sem televisão no quarto; (e) cuidar
alimentação no período da noite, evitar alimentos pesados e com cafeína e; (f)
realizar atividades físicas durante o dia e não logo antes de dormir.
Fonte: Intervenções e Treinamento de Pais na
Clínica Infantil – Marina G. Caminha, Renato Caminha e Cols.
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