quarta-feira, 18 de junho de 2014

Dormir.. e sua importância no Desenvolvimento Infantil!



Dormir é uma necessidade humana básica e está intimamente relacionada com a saúde mental e o bem-estar dos indivíduos. Dificuldades de sono podem ter consequências futuras e serem sinalizadores de outros problemas. Durante o sono o padrão de funcionamento cerebral é alterado e este período tem papel central nas funções de aprendizagem, crescimento e regulação do estado do humor. A alteração em padrões de sono é um sintoma típico em alguns transtornos mentais, principalmente dos transtornos de humor. Além disso, a baixa qualidade ou a privação do sono em adultos pode reduzir o desempenho cognitivo, aumentar níveis de estresse e desencadear episódios de humor. 

A necessidade e padrões de sono variam ao longo da vida. Recém-nascidos (dormem 16 horas por dia, ciclo circadiano desorganizado); quarto e sexto meses de vida (ciclos do sono se desenvolvem completamente); oitavo mês (bebês passam a acordar menos durante a noite). A quantidade de horas dormidas por dia tende a diminuir ao longo da vida. 

Práticas prejudiciais: “choro controlado”, deixar a criança chorando por períodos cada vez maiores até ela aprender a dormir sozinha – este comportamento ignora necessidades emocionais básicas da criança e pode prejudicar seriamente sua capacidade de apego com os cuidadores; Forçar o recém-nascido a ficar acordado durante o dia para ver se dorme melhor a noite também é prejudicial – os bebês não tem ciclo circadiano construído, precisam de mais horas por dia de sono e a privação de sono neste estágio está relacionada com sérios problemas de comportamento e diminuição de massa cerebral. 

Possíveis Intervenções com Recém-Nascidos: (a) criar uma rotina fixa de procedimentos para o momento de colocar a criança para dormir; (b) acentuar a diferença entre o dia e a noite por meio de pistas comportamentais (ex.: atividades menos estimulantes à noite); (c) alimentar a criança antes de colocá-la para dormir; (d) evitar embalar ou dar colo para criança até que ela durma; (e) caso a criança acorde durante a noite, tentar diferentes estratégias antes de alimentá-la (ex.: fazer carinho, trocar a fralda). 

Possíveis Intervenções com crianças de 1 a 6 anos: (a) estabelecer uma rotina que inicie de 30 a 60 minutos antes do horário de dormir; (b) tomar banho morno antes de deitar; (c) ler histórias e conversar sobre possíveis medos (escuro); (d) manter temperatura adequada (24 graus), baixa luminosidade, pouco barulho e sem televisão no quarto; (e) cuidar alimentação no período da noite, evitar alimentos pesados e com cafeína e; (f) realizar atividades físicas durante o dia e não logo antes de dormir.



Fonte: Intervenções e Treinamento de Pais na Clínica Infantil – Marina G. Caminha, Renato Caminha e Cols.

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